O LTCAT descreve as atividades realizadas, os agentes nocivos presentes (como ruído, calor, produtos químicos, entre outros), as medidas de controle adotadas pela empresa, a intensidade e a duração da exposição dos trabalhadores a esses agentes, bem como a relação dessas condições com possíveis danos à saúde ou à integridade física dos funcionários.
Esse laudo é importante para avaliar a necessidade de implementar medidas de prevenção e controle, como a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ou Coletiva (EPCs), a modificação de processos de trabalho ou a realização de exames médicos específicos. Além disso, o LTCAT é um documento exigido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para fins de concessão de benefícios relacionados à aposentadoria especial.
É um documento elaborado por um engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho, com o objetivo de identificar as condições ambientais a que os trabalhadores estão expostos em seu ambiente de trabalho.
LTCAT deve ser realizado quando busca identificar e documentar as condições ambientais de trabalho, permitindo a adoção de medidas para proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores.
Estar dentro das normas legais da segurança do trabalho, faz com que sua empresa seja referência no mercado. O não cumprimento pode acarretar em graves multas e problemas em seu CNPJ. Manter o colaborador seguro, é valorizar a saúde de sua empresa.