PGR é a sigla para Programa de Gerenciamento de Riscos. Trata-se de um programa estabelecido com o objetivo de identificar, avaliar, controlar e monitorar os riscos presentes em um ambiente de trabalho, visando à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
O PGR é regulamentado no Brasil pela Norma Regulamentadora número 1 (NR 1) e é parte integrante do conjunto de normas de segurança e saúde ocupacional. Ele tem como objetivo principal garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável, por meio da identificação e controle dos riscos existentes.
O programa envolve uma análise criteriosa de todos os riscos presentes no ambiente laboral, sejam eles físicos, químicos, biológicos, ergonômicos ou de acidentes. Com base nessa análise, são adotadas medidas de controle adequadas para mitigar ou eliminar os riscos identificados.
O PGR inclui a elaboração de procedimentos operacionais, treinamentos, monitoramento contínuo dos riscos e ações corretivas, visando garantir a eficácia das medidas de controle implementadas.
Deve ser realizado pelas empresas assim que elas iniciarem suas atividades.
De acordo com a legislação brasileira, a Norma Regulamentadora número 1 (NR 1) estabelece que todas as empresas são obrigadas a implementar o PGR, independentemente do seu porte ou ramo de atividade.
Estar dentro das normas legais da segurança do trabalho, faz com que sua empresa seja referência no mercado. O não cumprimento pode acarretar em graves multas e problemas em seu CNPJ. Manter o colaborador seguro, é valorizar a saúde de sua empresa.