A Triaz oferece serviços de elaboração, implantação e acompanhamento de um PCA para empresas em São José dos Campos e região. A Perda Auditiva Induzida por Ruído Ocupacional (PAIRO) e as Lesões por Esforços Repetitivos/ Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT) são doenças comuns na área da Medicina Ocupacional. A NR 7 estabelece diretrizes para avaliação e acompanhamento da audição dos trabalhadores. Empresas expostas a ruído devem implementar um PCA para proteger a saúde auditiva dos funcionários. O PCA envolve equipe multiprofissional e etapas como avaliações ambientais, controle audiométrico, seleção de EPIs adequados e avaliação da eficácia do programa. A Triaz oferece controle audiométrico e coordenação de todos os setores envolvidos no processo.
PCA é a sigla para Programa de Conservação Auditiva. É um programa estabelecido com o objetivo de preservar a saúde auditiva dos trabalhadores expostos a ruído no ambiente de trabalho.
O PCA deve ser realizado em empresas onde exista exposição dos trabalhadores a níveis de ruído elevados, conforme identificado no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). A legislação brasileira, especificamente a Norma Regulamentadora número 9 (NR 9), estabelece a obrigatoriedade da implementação do PPRA em empresas, que inclui a avaliação dos riscos ambientais, como o ruído.
Estar dentro das normas legais da segurança do trabalho, faz com que sua empresa seja referência no mercado. O não cumprimento pode acarretar em graves multas e problemas em seu CNPJ. Manter o colaborador seguro, é valorizar a saúde de sua empresa.